Pular para o conteúdo principal

5º Simpósio “Aprender com Cultura e Extensão”

Após mais um ano como bolsista do programa “Aprender com Cultura e Extensão” (mais informações no final), enfim chegou o dia de expor esse trabalho para professores da comunidade USP.




O “Simpósio Aprender com Cultura e Extensão” encontra-se em sua quinta edição e, desta vez, foi realizado no campus de São Carlos. Ele ocorre até amanhã (18/11) com as apresentações dos projetos da Área de Humanas. 

Hoje, todos foram da área de Biológicas e Exatas. Além da Solenidade de abertura, o primeiro dia do evento contou também com uma palestra ministrada pela Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo.




Não só apresentei meu projeto como aproveitei para conhecer aquele campus, pois nunca tinha pisado na vida. Fiquei maravilhada com a beleza do lugar (assim como fiquei com a ESALQ). Não que seja suuuuuper diferente e exótica; pelo contrário, há uma boa área arborizada, prédios similares com o da Cidade Universitária, mas beem mais fresco do que Pirassununga (ao menos eu achei). 

Tem mais cara de Universidade, provavelmente porque não é uma fazenda com vários rebanhos e criações como Pira. O portão não fica à 4km dos alunos, o que já é um ótimo ponto positivo, pois não os isola tanto. A cidade me lembrou um pouco uns locais de Guarulhos. Não é tão cara de interior assim, é bem mais “habitável e moderna”. Creio que morar ali não seria tão difícil como aqui. 

No caminho, também passamos perante a UFSCAR. Não chegamos a entrar, claro, mas foi bom ter conhecido ao menos a fachada, já que também nunca tinha visto (nem por internet).







Os Projetos
Os pôsteres foram expostos no Centro de Eventos em vários painéis. A organização pareceu-me melhor do que a de 2014; foi mais fácil encontrar onde eu ficaria e dessa vez havia vários alunos como monitores orientando tanto alunos como professores. Tive sorte de ficar num lado mais aberto, pois o espaço era pequeno, e muitos corredores ficaram bem estreitos, dificultando DEMAIS  a passagem e visualização dos trabalhos (sem atrapalhar o fluxo), sem contar o calor que ali concentrava.

Na parte de cima, havia uma exposição do “Bicho: quem te viu, quem te vê”, um projeto que visa conscientizar a população à respeito do número de atropelamento de animais nas estradas. A exposição simulava as rodovias, contendo animais taxidermizados que morreram atropelados, algumas réplicas, crânios, marcas de pegadas, amostra de vegetações nativas e painéis temáticos – uns de determinados tipos de ambientes, como cerrado e caatinga, e um outro sobre ter animais conosco, expondo pequenos cenários caseiros com bichos de pelúcias, painéis de paisagens, bebedor de beija-flor e gaiola.








Infelizmente não consegui conhecer trabalhos de outros alunos. Estava muito interessada em alguns, como um projeto do Instituto de Matemática e Estatística, outro do Cebimar, além de outros. Minha avaliação acabou tarde, então, nem tempo de explorar o campus consegui. Havia trabalhos da Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação Física, Matemática, Odontologia, Ciências Biomédicas, Medicina, Terapia Ocupacional, Nutrição, etc.

No ato da inscrição, ganhamos um vale-lanche e uma sacola retornável com o nome do Simpósio, juntamente com um bloco de notas, caneta, CD’s com trabalhos anteriores e folhetos com a programação. As avaliações terminaram por volta das 16h30, aguardando, então, apenas a divulgação dos três melhores projetos.

Meu Projeto
Meu trabalho foi sobre o projeto “Elaboração do Boletim Eletrônico do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal”.



O projeto tem como finalidade utilizar da multidisciplinariedade como ferramenta para apresentar aos alunos novas áreas de atuação de sua profissão, de como as pesquisas tem evoluído e aguçar o interesse dos mesmos pelo estudo da ciência animal como um todo. Tem como objetivo, também, auxiliar na formação acadêmica, por envolver leitura de artigos científicos e técnicos e aprender a referenciá-los. 

Por não abranger uma área em específico, o aluno terá a oportunidade de ao fim do projeto desenvolver o senso crítico frente ao mercado de trabalho e ao mundo acadêmico. O resultado esperado é a elaboração de um boletim mensal que permita contribuir para o desenvolvimento científico dos interessados.

Durante esses 12 meses, fiz a seleção mensal de artigos que envolviam agronegócio num contexto socioeconômico e também os que relacionavam com o Bem-estar Animal. Também realizei o levantamento de livros da área de Ciência Animal lançados no mês referente, além de anúncios de empregos, concursos e outras oportunidades. Diariamente atualizava a página do LAE do Facebook com notícias recentes de Agronegócio.

O acompanhamento constante de notícias e artigos deu-me uma visão maior do agronegócio no contexto mundial, dando-me informações atualizadas do mercado, novidades e a situação internacional da Ciência e Produção Animal. 

Essa gama de informações forneceu-me conhecimento das diversas possibilidades de atuação do profissional veterinário que não são assuntos habituais da graduação, e a influência do profissional na Economia Mundial. 

O contato com artigos científicos deu-me o conhecimento das pesquisas atuais que estão sendo desenvolvidas, cujas descobertas inovadoras não estão disponíveis na literatura didática publicada até então.

Esse acesso à novas informações proporciona ao aluno um maior desenvolvimento pessoal e profissional, mantendo-o a par dos acontecimentos e pesquisas recentes, permitindo que tenha um maior conhecimentos dos assuntos de sua área com essa aquisição de conhecimento complementar. 

Além disso, o aluno tem a oportunidade de se familiarizar desde cedo com os artigos científicos para futuras pesquisas em sua formação ou até mesmo em uma Iniciação Científica.



Mais informações:

Aprender com Cultura e Extensão: 
http://prceu.usp.br/aprender/

Bicho - Quem te viu, quem te vê:
Página do Facebook do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE):
https://www.facebook.com/LAE.FMVZ.USP


Edições do Boletim disponíveis em:



~ VK ~

Comentários

Postar um comentário