Antes de vir para Pirassununga, passei vários meses pensando e filosofando como eu iria utilizar o tempo livre pós-aulas. "Não vou gastar 4h para ir e voltar como em Sampa, então terei 4h para fazer o que quiser"; "Aeee, vou ter tempo para ler e tocar o blog de novo!". Aí trouxe livros e folhas, crente que colocaria leitura em dia e teria horas suficientes para pensar e criar novos textos...mas não. A única coisa que NÃO fiz foi criar contos novos, no máximo apenas escrevi posts pessoais dos meus dias (para não perder hábito de escrever).
Não que isso seja algo ruim; ao contrário, foi sinal de que andei me ocupando com outros assuntos. Primeiramente, a maior preocupação foi tentar organizar o quarto, cujo espaço é mínimo e os armários muito mal planejados (particularmente falando, pfvr). Anda sendo uma terapia ficar tentando colocar cada coisa num lugar estratégico, como um quebra-cabeça, caso contrário, ficaria uma zona amontoada. A segunda coisa que tem tomado meu tempo, principalmente de fim de semana, são os cuidados "do lar": limpar, faxinar, lavar e passar roupa, coisas assim. Como de segunda a sexta temos aula o diiiia todo, chegando no alojamento já escurecendo, fica ruim de tentar lavar roupa, por exemplo. Aí prefiro fazer aos sábados e domingos de manhã, aproveitando o mega sol para secar tudo.
O terceiro e talvez principal motivo que fez eu não cumprir os planos iniciais é que tenho optado mais por descansar. Interior, muito verde e passarinhos, fica difícil resistir a sentar num canto por aí e só curtir esse ambiente. As aulas drenam uma energia enorme. O que mais quero nos momentos de relaxamento é fazer algo que não exija raciocinar nem nada, logo, acabo não querendo forçar mais a mente a pensar e elaborar histórias diferentes. Parece que não, mas escrever cansa. CRIAR cansa. Você pensa MUITO para conseguir desenvolver UMA história que flua bem.
Apesar de ter deixado um pouco de lado esse planejamento inicial, EU AINDA NÃO O ESQUECI! Não desisti de fazê-lo, muuito pelo contrário. Creio que mais para frente, depois de ter me habituado mais aqui e organizado tudo o que preciso, já vou conseguir por as ideias no papel. Além disso, ainda quero fazer um tour pelo campus para fotografar, pois há muuuita paisagem e animais por aqui que renderá ótimas imagens, do jeito que adoro! Consegui umas fotos já, mas nada grandioso, porém, tá valendo.
Estou entrando na vibe tranquila do interior, e isso tem feito um bem enorme para mim. Aqui tenho conseguido dormir BEM melhor, diminuí o ritmo, ando conseguindo parar para respirar, sem ficar sempre na correria e estresse. Tenho certeza que essa situação está só trazendo benefícios. Aliás, acho que assim que deveria ser sempre, mas infelizmente é complicado em cidades grandes, como São Paulo. Lá, se você diminui um pouco o passo para observar a sua volta, é atropelado e xingado por pessoas estressadas. A sensação que tenho é que não estou realmente VIVENDO quando fico na cidade, pois fico sempre na correria de ir para algum lugar longe, pensando na lotação que estará o metrô, se vai dar tempo, etc, que acabo nem prestando atenção ao meu redor. Apenas passo correndo pelos lugares, não os noto.
É legal mudar de ares assim. Sinto muita falta disso ao decorrer dos meses. Gostaria muito de mensalmente, no mínimo, pegar um fim de semana e fugir para o interior (ou outra cidade mais calma), para recarregar energias, por a cabeça no lugar e tal, para então voltar 100% para a guerra que é a vida na metrópole. Enfim, para conseguir VIVER devidamente; não só respirar e manter movimentos por inércia.
Essa nova rotina mais tranquila vai me ajudar na hora de escrever. Não estarei sob pressão nem nada. O ambiente é bem gostoso para isso, com barulho só dos grilos, aves noturnas e, de vez em quando, de outras pessoas que estão morando aqui no campus. As imagens que tenho "clicado" mentalmente também servirão de inspiração. Como disse, só me habituar a essa nova vida que logo tudo voltará a fluir. E fluirá bem melhor! Em breve coloco o cérebro para trabalhar novamente. Tenho muitas ideias anotadas! Não quero que ele se foque e gaste energia apenas nos estudos. Mas por enquanto, é o que tem para hoje.
~ VK ~
Comentários
Postar um comentário