Há muito tempo, aqui em casa, meus pais costumavam assinar o jornal do Estadão. Minha maior felicidade era pegar o Caderno 2 para ler as tirinhas publicadas naquele dia (além do horóscopo =P). Na época não havia ainda Internet nem computador em casa, e os jornais eram minhas únicas fontes impressas de informação que eu tinha acesso.
O que mais gostava das tirinhas é que sempre me divertiam nos momentos livres de meu dia, e de maneira bem rápida, já que não não histórias longas. O fator inesperado encontrado no último quadrinho garantia minha curiosidade para lê-las todas as vezes. E essa é a parte mais legal delas: essa estratégia de surpreender o leitor com um desfecho cômico que não se espera de início. Bom, esse é o fundamento da comédia, não?
As minhas prediletas eram do Recruta Zero, Peanuts (também conhecido como Minduim ou Snoopy), Hagar - O terrível, Mafalda, Garfield e, claro, da Turma da Mônica, que acompanho até hoje em gibis sempre que posso. Alguns desses eu não lia tanto pois eram da Folha, e esta eu só tinha acesso quando havia algum trabalho na escola em que a professora mandava trazer jornais e revistas para recortarmos. Logo, sempre surgia alguma Ilustrada da Folha e eu ia lá procurar as tirinhas.
Era comum aparecer umas tiras com umas jogadas mais reflexivas, como da Mafalda, Calvin e Peanuts, que confesso que nem sempre eu entendia; só fui compreendendo ao passar dos anos quando fui amadurecendo e tendo mais noção das coisas da vida. =P Além disso, vários vestibulares vire-e-mexe desenvolviam questões baseados nessas tirinhas, pedindo uma interpretação leve ou até mais à fundo (ou mesmo uma nada a ver, só usando o cenário para criar uma questão de Exatas, ou análise de orações).
Para minha alegria, a editora L&PM reuniu várias dessas tirinhas em encadernados liiiindooooos S2~ Não sei de todas, mas sei que há do Hagar, Peanuts, Turma da Mônica, Recruta Zero e Garfield. Esse fim de semana comprei um do Peanuts, e está sendo uma ótima companhia para as horas antes de dormir e no transporte público.
Esse eu comprei na loja física da Livraria Cultura e paguei R$14,90. Os preços costumam ser iguais em todos os lugares; ao menos, até agora, não vi nenhuma loja com um preço fora dessa faixa.
Além desses mais "tradicionais", a L&PM também publicou coletâneas das tirinhas do Dilbert. Não são tirinhas que fizeram parte de minha infância, até porque ela satiriza mais o mundo corporativo. Com certeza eu não entenderia as tiradas. Só conhecia mesmo por causa de um jogo antigo de PC deles e porque tinha seus cadernos.
Para saber mais sobre essas coletâneas, acessem o site da editora L&PM. Lá vocês também encontram os preços dos livros e as lojas onlines que os vendem.
Caso estejam passeando por ai e se depararem com uma livraria, deem uma passadinha no stand dos livros da L&PM Pocket que vale muito a pena.
E para quem prefere algo maiorzinho, em alguns lugares (como sebos) ainda vendem HQ's desses personagens mais antigos, como Recruta Zero, e até hoje há publicação dos gibis da Turma da Mônica.
As tirinhas são formas bem divertidas para desestressar durante a correria do dia-a-dia, pois não tomam muito de seu tempo para concluí-las.
Pode ter passado anos desde o dia que tive meu primeiro contato com elas, mas ainda assim sou fã e faço questão de lê-las sempre que posso.
~ VK ~
Comentários
Postar um comentário